27/10/2023 em Ameaças cibernéticas

O que é um vírus e o que é o malware?

virus malware

Um vírus informático é um programa que é capaz de copiar-se e pode ter mais do que um objectivo, como por exemplo corromper o sistema operativo ou destruir dados.

Infelizmente, já não há vírus informáticos inofensivos…

Nos finais da década de setenta do século XX, circularam alguns vírus que tinham apenas por objectivo “incomodar” o utilizador. São vários os exemplos, nomeadamente “o apagador de ecrâ” que literalmente apagava o que o utilizador estava a visualizar no ecrâ do computador, e a bola saltitona que também se deslocava no ecrã de um lado para o outro. No entanto, o final da década de setenta ficou marcado pelo aparecimento do primeiro malware, o virus Creeper.

O sub-mundo

Nos dias que correm, os vírus tornaram-se uma ameaça para todos os tipos de utilizadores, sejam empresas, governos ou pessoas individuais. Para além disso, tornou-se uma forma de negócio para piratas informáticos e associações criminosas. São conhecidos fóruns e websites que “comercializam” soluções de malware como vírus e cavalos de tróia (trojans) a pedido.

Malware

A designação malware é um termo genérico que engloba todas as veriantes de software malicioso como sejam virus, worms, spyware, trojans ou cavalos de tróia e ransomware. Malware é a designação abreviada de “malicious software”.

Tipos de Malware:

Virus – é provavelmente o tipo de malware mais comum, pode ter vários objectivos como corromper ficheiros e causar danos significativos à integridade dos sistemas operativos;

Worm – como o próprio nome indica, este tipo de malware vai passando de máquina em máquina para assim conseguir o controlo da rede em que se encontra e continuar a propagação da infecção;

Spyware – este malware específico é concebido para espiar utilizadores e pode ter vários âmbitos, como roubo de dados, passwords, etc.;

Trojans ou cavalos de tróia – tal como na história, também no mundo cibernético há malware capaz de utilizar disfarces para ocultar os seus verdadeiros objectivos, podendo abrir caminho a outras variantes de malware.

Ransomware – é actualmente o tipo de ataque informático mais letal, composto por trojans ou cavalos de tróia programados para encriptar o computador ou dispositivo móvel da vítima assim que o ataque é despoletado;

Como é que o malware se propaga?

Cada tipo de malware pode ser despoletado das mais diversas formas, mas uma grande parte conta com uma “ajuda” do utilizador para propagar-se. Alguns tipos de malware são distribuídos por e-mail com um link para clicar ou um ficheiro em anexo do tipo .exe, .docx, e outros, e são espalhados através de IM ou via redes sociais. E como é óbvio, os telemóveis com acesso à Internet não estão imunes a estas ameaças.

António Carvalho, anti-virus.pt