Menu Fechar

Stalkerware e spyware

stalkerware e spyware

Stalkerware e spyware são softwares maliciosos que monitorizam e seguem todas as actividades desenvolvidas pelas vítimas nos seus dispositivos (pc, tablet e smartphone).
Este tipo de software corre de forma oculta, sendo que na grande maioria dos casos, as vítimas não se apercebem do seu funcionamento.
Podem ser instalados através de acesso directo ao dispositivo, ou através de aplicações aparentemente benignas instaladas pela própria vítima, mas que são de facto maliciosas e conseguem camuflar o comportamente malicioso do software.

Embora por vezes se faça distinção entre stalkerware e spyware, ambos têm o mesmo propósito, vigiar o dispositivo infectado, seja para espiar a vítima e seguir todos os seus passos, ou para roubar dados bancários ou outro tipo de informações.

Kaspersky apresenta novo hub dedicado ao TinyCheck

TinyCheck é uma ferramenta única e inovadora concebida para detectar stalkerware em dispositivos móveis sem colocar em risco a vítima. A Kaspersky revelou recentemente um novo hub dedicado à ferramenta, destacando os seus últimos desenvolvimentos e mudanças na forma como pode ser utilizada. O website também ajudará a consolidar ainda mais a comunidade de stakeholders empenhados no desenvolvimento da ferramenta e na luta contra o stalkerware e o spyware.

Como foi criado o TinyCheck?

O TinyCheck foi criado em 2019, na sequência de um debate entre a Kaspersky e um abrigo francês para mulheres. A organização estava a apoiar um número crescente de vítimas de stalkerware, mas não tinha a certeza de como lidar com isso do ponto de vista tecnológico. Precisavam de uma solução que fosse indetectável, fácil de usar e que pudesse ajudar a recolher provas. Os investigadores da Kaspersky propuseram-se a encontrar uma solução.

O TinyCheck foi desenvolvido como uma ferramenta gratuita e de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode descarregá-la e contribuir para melhorar o software. O TinyCheck não está instalado num telefone inteligente, mas utiliza um dispositivo externo separado: um microcomputador Raspberry Pi. A ferramenta tem como objetivo facilitar a deteção de stalkerware num dispositivo da vítima de forma simples, rápida e não invasiva. Pode funcionar em qualquer sistema operativo sem alertar o agressor. O TinyCheck é seguro, não lê o conteúdo das comunicações de uma pessoa (SMS, e-mails, etc.), interagindo apenas com os servidores online/IPs com os quais o smartphone comunica. Por outras palavras, a ferramenta não saberá com quem uma pessoa está a falar, ou o que está a ser discutido. A captura de rede de um dispositivo analisado não é partilhada em lado nenhum: nem a Kaspersky nem qualquer outra parte receberá estes dados. Toda a análise é feita localmente.

TinyCheck hub

O TinyCheck hub, que entrou recentemente em funcionamento, é um óptimo local para visitar, aprender mais sobre a ferramenta e as suas aplicações, e chegar até à equipa para contribuir para o seu desenvolvimento. A Kaspersky está sempre à procura de novos parceiros para aumentar a sensibilização para os importantes tópicos de stalkerware e spyware, e para encontrar novas formas de ajudar as vítimas.

Ao longo dos anos, cada vez mais ONGs têm testado e implementado o TinyCheck. Bruno Pérez Juncá, membro honorário da Stop Gender Violence Association, partilha a sua experiência com o TinyCheck: “Há muitos anos que trabalho com associações de violência de género e o TinyCheck é o que as vítimas e a população em geral precisam. É semelhante a um teste de antigénio; um teste rápido, económico e fiável para realizar uma inspeção inicial que possa identificar uma infecção móvel.”

Mais recentemente, o TinyCheck também chamou a atenção das instituições europeias, dos jornalistas e das empresas. As agências de aplicação da lei e os órgãos judiciais na Europa estão atualmente a testá-lo para melhor apoiar as vítimas no processo de depoimento ou de investigação.

Fonte: Kaspersky Labs

Saiba mais sobre software malicioso aqui

84 Views